Rural
Abertura da Colheita do Arroz terá espaço para outras palestras
Além da tradicional reunião da Câmara Setorial do Arroz, ocorrerá atividade sobre os benefícios do grão
Infocenter -
Além dos fóruns Técnico e Mercadológico e das vitrines tecnológicas, outros debates e palestras fazem parte da programação da 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 21 a 23 deste mês na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha. O evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), também receberá a tradicional reunião da Câmara Setorial do Arroz, que geralmente ocorre em Brasília (DF), mas todo ano uma edição do encontro é realizada dentro da programação da Abertura da Colheita e que acontecerá no dia 21 de fevereiro pela manhã.
De acordo com o presidente da Câmara Setorial do Arroz, Daire Coutinho, em 2017 foi realizado um trabalho forte em busca do mercado internacional para o arroz brasileiro e a solução dos entraves comerciais e sanitários para que o produto efetivamente pudesse participar das rodadas internacionais.
Coutinho salienta que a entrada do arroz do Mercosul, especialmente do Paraguai, e as diferenças de custo de produção e tributárias, estarão em pauta na Câmara Setorial. "Nossa medida prioritária para 2018 tem em uma das questões o acompanhamento da reforma tributária, além da equação do ICMS interno. Estamos apoiando integralmente o ICMS igualitário para a cesta básica, projeto da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). Esta é uma prioridade para 2018, além da comercialização da safra onde todo o ano passado estivemos focados para conseguir os recursos anunciados recentemente pelo governo federal", aponta.
Outro destaque da programação será a palestra sobre os benefícios do arroz para a saúde, seguida da oficina de manipulação da farinha de arroz e reaproveitamento do cereal, nos dias 21 e 22 de fevereiro, às 10h. Ministram a palestra a nutricionista do Irga, Carolina Pitta, e a vice-presidente da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), Ester Benatti. Segundo Carolina, o Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), organizado pelo Irga, vai valorizar a expertise das produtoras que já têm conhecimento sobre as qualidades do grão, mas talvez desconheçam as funcionalidades e a versatilidade da farinha, "que pode ser utilizada nos preparos diários na residência e também como uma oportunidade de geração de renda extra para as famílias", explica. Mais informações podem ser obtidas em www.colheitadoarroz.com.br.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário